[Cascavel-pm] Voltando...

Luis Campos de Carvalho lechamps em terra.com.br
Terça Novembro 4 11:51:15 CST 2003

Adriano Vivan Borro wrote:
> Soh tenho 2 duvidas, ateh q nao eh muito.... :-D

   =-] Infelizmente, eu acho...

> 1o. Vc usou " next if /^$/; ". Entendo perfeitamente isto. Porem, acho
> estranho q o Perl possibilita trocar o comando com o argumento. C eu
> usar " if /^$/ next ; " dah no mesmo. Nao eh o primeiro caso de troca de
> posicao entre comando e argumento que vejo. Isso me deixa meio confuso
> as vezes, e nunca sei como eh melhor escrever. Ou... tanto faz ?

   Eu acho que quanto mais perto da linguagem natural, melhor.
   Nunca digo "Se isso é verdade, então faça aquilo...". É mais natural
dizer "Faça isso se aquilo for verdade". Note que nem mesmo precisamos
de vírgula para separar as partes da segunda frase. A primeira frase
("Se isso...") está claramente invertida, sob o ponto de vista linguístico.

   Eu compartilho a opinião do Larry Wall: quanto mais perto do natural,
melhor... mas você deve escrever como se sentir melhor para entender.
Por isso o lema TIMTOWTDI.

> 2o. Qdo vc usa -> , o q isto quer dizer? Eh algum tipo de referencia, ou
> apontador?

   # emacs, this is -*- perl -*-
   my %hash = ( um => "HASH" );
   my $ref = \%hash; # referencia para um hash
   print $ref->{um}, "\n"; # diz "HASH".
   __END__

   '->' é uma forma do operador de-referência, para recuperar dados
armazenados em estruturas de dados apontadas por referências.

> Acho q vou ter que deixar os bares um pouco de lado e me dedicar mais ao
> estudo. :-P

   Acho que você poderia freqüêntar os bares da FFLCH, onde as meninas e
os linguistas andam soltos, e se aproveitar da beleza daquelas e do
conhecimento destes...

   "Evite a ressaca, mantenha-se bêbado."
   []'z!
   Luis Campos de Carvalho is Computer Scientist,
   PerlMonk [SiteDocClan], Cascavel-pm Moderator,
   Unix Sys Admin && Certified Oracle DBA