[Cascavel-pm] Fwd: Re: Perl Brasil - again

Flavio S. Glock fglock em pucrs.br
Quarta Maio 28 08:24:48 CDT 2003

Subject: Re: Perl Brasil - again
  Date: Wed, 28 May 2003 11:32:54 GMT
  From: fglock em pucrs.br
    To: "Graciliano M. P. \(Virtua Sites\)" <gm em virtuasites.com.br>,
<fglock em pucrs.br>

> E aí Flávio, (que bom poder escrever em
português...)

É verdade - a gente acaba perdendo a prática.

> Sobre o Perl Brasil, como você é uma das poucas
pessoas (no Brasil)
> que conheço e está em constante presença no
perlmonks, gostaria da
> sua colaboração em organizar tudo.

Claro, esta é a idéia! Acho que posso
conseguir até umas 10 horas por semana.

> Já estava na hora de alguém fazer isso por aqui,
mas isso demanda
> tempo, algo que para mim está faltando, e
provavelmente para você
> também. Por isso precisamos nos ajudar.
>
> Aqui segue um cronograma:
>
> * Criar os domínios PERLBRASIL.COM.BR, PERL.ORG.BR
e PERLMONKS.COM.BR.
>   Encaminhado

Acho que posso conseguir "brasil.perl.org",
que seria grátis. Mas perl.org.br está ótimo.
Acho que não vale a pena o registro ".com",
porque é mais para empresas, não é?

> * Encontrar um sistema de hospedagem.
>   Já estou finalizando essa parte
>
> * Implementar o software do perlmonks no
PERLMONKS.COM.BR
>   Alguém precisa pega-lo no site do PM (na verdade
de quem fez o sys)
> e instala-lo.
>   Como conheço o pessoal que irá hospedar teremos
acesso a
> máquina, shell, etc...
>   Será em um FreeBSD com MySQL.

Eu posso fazer isso. Vamos precisar de uns
"gods" para começar :) Acho que vai ficar meio
sem graça tendo pouca gente. Mas acho que vale
a pena tentar.
Outra idéia - podemos contatar o pessoal de
Portugal - tem vários autores portugueses no
CPAN. Acho que aí o perlmonks já começa a
ficar interessante, pois seria um site
internacional!

Acho que seria interessante que você também se
inscrevesse no "Cascavel PM", para ter acesso aos
poucos perl-organizados já existentes.
Afinal, eles também tem tempo disponível :)
Podemos fazer um upgrade do Cascavel PM para
Brasil PM. Temos que reaproveitar o trabalho
já existente, até para evitar problemas "políticos"
logo no início!

> * Criar o site do PerlBrasil.
>   Aqui gostaria também da sua opinião.
>
>   No site PB, pretendo criar um portal do Perl no
BR. E focar bastante a
> parte the introdução ao Perl, já que sabemos que
quem sabe Perl
> por aqui é quem sabe inglês e quem já trabalhou com
coisas
> diferentes de PHP, e mais com CGI e servers. Mas é
claro sem dar a
> cara que Perl é apenas para CGI e scripts para
servers (já que isso
> era assim apenas no início do Perl/Web).'
>
>   Outra coisa é introduzir a comunidade Perl,
incluindo
> PerlMonlks.com, CPAN, etc... Como criar um módulo,
etc...

Temos pelo menos 2 mirrors do CPAN no Brasil,
acho que podemos tentar contatar os responsáveis,
que devem ter algum envolvimento com o Perl.

>   Poderemos também postar alguns artigos, a la
perl.com. Mas para isso
> precisamos encontrar bons programadores em Perl,
para ter algo mais
> diversificado.
>
>   Sobre os tutoriais de programação irei
escreve-los, pois é
> interessante fazer isso, mas preciso de uma ajuda,
devido ao tempo.

> Conto com a sua colaboração e sugestões. Diga-me em
que pontos vc
> está disposto a ajudar.

Acho que eu posso fazer um pouco de cada coisa :)
Nesta fase eu estou indo atrás das pessoas para
motivá-los a participar (você, por exemplo!).
Acho que o importante agora é fazer esse contato
entre as iniciativas isoladas que já existem
(CPAN mirrors, Perl Mongers, CPAN authors,
Perlmonks, usuários) para que o perl.org.br já
comece de bom tamanho...

- Flavio S. Glock