[Cascavel-pm] Como fazer o perl executar programas externos sob outro usuario [Was: CGI + Password]

Quarta Março 12 16:55:11 CST 2003

---- Luis Campos de Carvalho <lechamps em terra.com.br>
escreveu: > ----- Original Message -----

>   Pobre moderador. Além de ter de agüêntar estes
> chatos resmungando o dia
> todo sobre a moderação, ainda não vai poder
> trabalhar... =-] bom, acho que
> vamos ter de pagar umas 'brejas para ele... [que o
> moderador se manifeste
> sobre isso!]

Desse jeito o número de candidatos à moderadores da
lista vai aumentar!

>   =-] não sei. Talvez sim, talvez não... vou pensar.
>   De qualquer forma, obrigado pelo link. O módulo
> parece interessante.

De nada. :-) Talvez você consiga algo melhor usando
chaves assimétricas.

>   CUIDADO!! sudo(3) é um programa perigosíssimo para
> ser utilizado por
> operadores não-humanos!! Prefira os métodos
> automáticos e use o sistema de
> permissões do unix de forma inteligente. Quebrar a
> cabeça agora e arrumar
> uma solução mais inteligente pode ser melhor do que
> usar o método
> rápido-e-sujo e se ferrar depois...

Agora eu não entendi... por que perigoso?
Eu permito o usuário do servidor web rodar um programa
como root... mas posso especificar EXATAMENTE qual o
comando, pathname e opções do mesmo, sem contar o host
daonde pode ser executado e ainda exigir que o
servidor de autentique.
Claro, se você não configurar o SUDO direito, aí é
pior do que usar Suid!
Você poderia explicar um pouco melhor seu ponto de
vista sobre isso?

[]´s