[Cascavel-pm] Como fazer o perl executar programas externos sob outro usuario [Was: CGI + Password]

Luis Campos de Carvalho lechamps em terra.com.br
Quarta Março 12 14:04:20 CST 2003

----- Original Message -----
From: "Alceu R. de Freitas Jr." <glasswalk3r em yahoo.com.br>
Sent: Wednesday, March 12, 2003 4:49 PM

> Oi,
>
> Mas esta lista está movimentada hoje, hein? Desse
> jeito o moderador vai ter que largar o emprego e só
> moderar a lista. :-)

  Pobre moderador. Além de ter de agüêntar estes chatos resmungando o dia
todo sobre a moderação, ainda não vai poder trabalhar... =-] bom, acho que
vamos ter de pagar umas 'brejas para ele... [que o moderador se manifeste
sobre isso!]

> Olha aqui:
> http://search.cpan.org/author/FRAJULAC/GnuPG-0.09/GnuPG.pm
>
> Você pode gerar criptografia para a senha no arquivo.
> Aí você tem que usar uma frase senha no CGI. Você vai
> cair no mesmo problema de colocar a senha diretamente
> lá no CGI, o que faz disso uma idéia meio tola.
> Desculpe. :-(

  =-] não sei. Talvez sim, talvez não... vou pensar.
  De qualquer forma, obrigado pelo link. O módulo parece interessante.

> Em relação a mudança de usuário, e se eu usar o SUDO
> para permitir o CGI mudar de usuário (de novo, podendo
> executar o comando SU -> usuario)?

  CUIDADO!! sudo(3) é um programa perigosíssimo para ser utilizado por
operadores não-humanos!! Prefira os métodos automáticos e use o sistema de
permissões do unix de forma inteligente. Quebrar a cabeça agora e arrumar
uma solução mais inteligente pode ser melhor do que usar o método
rápido-e-sujo e se ferrar depois...

--
  Luis Campos de Carvalho