[Cascavel-pm] Apocalipse parte 2

Luis Campos de Carvalho lechamps em terra.com.br
Quarta Março 12 11:05:58 CST 2003

----- Original Message -----
From: "Luciano Greiner" <lup em terra.com.br>
Sent: Wednesday, March 12, 2003 1:33 PM

> Oi pessoal.
>
>    No ano passado eu tive a oportunidade de
> assistir no Fórum Internacional Software Livre 2002
> a palestra do Larry Wall, que alias se diga, é uma
> pessoa muito simpática e acessível, mesmo que ninguém
> tenha contado que a barba dele é muito feia mesmo! :-)

  Bom, ótimo lugar, boa palestra... infelizmente, eu não pude aparecer.
  A barba do Larry é lendária... quase tanto quando o dono. =-]

> Bom, mas voltando ao Apocalipse... na palestra em Porto
> Alegre, que foi básicamente para falar da Perl 6 ele
> disse que seria implementado o comando CLASS na Perl.
> Isso foi uma coisa que me chamou muito a atenção, pois
> temos que convir que a programação orientada a objetos
> é bastante complexa se comparado a outras linguagens
> como C++, Java, C# ou até PHP(que é uma cópia de java).

  Bom, eu não estou sabendo nada disso.
  Possivelmente, isso foi vetado pelo comitê de projeto, e com razão: não
soa como Perl, de forma alguma... Vamos ler mais e tentar descobrir o que
aconteceu.

> Se descermos um pouco ao nível de instancia de um objeto
> nada mais teremos que um conjunto de atributos, que nada
> mais é do que um HASH abençoado (bless) a um pacote.

  Hummm... talvez um pouco de teoria de orientação à objetos ajude a deixar
uma coisa clara aqui... vamos a ela:

  Um objeto é composto de três coisas:

  a. Dados;
  b. Interface ou contrato;
  c. Código para implementar (parcial ou totalmente) a Interface.

  Perl não é puramente orientada a objeto, pois não provê (b), a Interface.
Mas isso não quer dizer que OOP não funcione bem ou não dê certo em perl.
Possivelmente, com algumas pequenas alterações na forma como métodos são
chamados, teremos a representação da Interface, e assim conseguiremos OOP
pura.

> Mas minha discução volta a apocalipse, e nesse caso não
> seria um apocalipse de verdade, pois isso viria facilitar
> muito a OOP na Perl, na verdade não vi sequer uma citação
> sobre isso no site da Perl Six nem no artigo do Larry
> enviado aqui na lista. Alguém sabe mais sobre o que
> muda na OOP na Perl 6? Outra coisa que eu queria abrir
> a discução é sobre o Bytecode que se promete para a
> Perl 6 juntamente com o Parrot.

  Eu ainda não li nada sobre o Parrot, nem sobre Bytecodes. Você poderia
mandar alguns links para artigos / papers sobre isso para a lista? Assim,
poderiamos comentar a respeito... =-]

  []'z!
  Luis Campos de Carvalho
  Computer Science Student