[Cascavel-pm] (no subject)

Luis Campos de Carvalho lechamps em terra.com.br
Quinta Junho 26 09:21:07 CDT 2003

fabio em groupoffice.com.br wrote:

> Pessoal, estou com uma dúvida aparentemente básica, porém eu já procurei
> na web comprei um livro de perl e ainda nao me resolveu o problema, eu
> tenho alguns cgi´s qeu eu desenvolvi para um determinado projeto, está
> tudo funcionando, mas ele está sendo interpretado pelo browser e eu
> gostaria de compila-lo, não sei se vair rodar após a compilação,
> gostaria de saber se existe alguma alteração a ser feita e também qual o
> compilador que eu devo utilizar. Desde já fico agradecido

   Fábio, eu vou em doses homeopáticas para você não se assustar.

   1. CGI é um termo genérico. Se refere a uma interface de comunicação
de dados pela entrada padrão e variáveis de ambiente, utilizando um
formato bem-conhecido e estabelecido. Seus CGI's são programas em Perl?

   2. Perl não admite compilação. A distribuição ActivePerl desenvolveu
uma forma de construir um 'wrapper' (literalmente: embalagem) em torno
de um programa Perl para permitir que ele seja executado sem a presença
de um arquivo com o source-code e um interpretador perl (ambas as coisas
são empacotadas em um binário só). Isso não é tecnicamente 'compilação',
mas pode ser chamado assim. Claro, essa técnica tem limitações. Nem
todos os programas perl podem ser 'empacotados' desta forma. Mais
informações no website do ActivePerl: www.activeperl.com (eu acho).

   Eu me lembro de você fazendo perguntas por aqui sobre uma forma de
rodar Perl junto com o Lotus Notes. Ainda está trabalhando nisso? Você
conseguiu resultados bons? Conte para a gente o que você fez. Isso pode
ser interessante para outros membros desta lista, com problemas
semelhantes. Nós teremos prazer em ler seu relato.

   Se precisar de mais alguma coisa, por favor não se faça de rogado:
escreva para a lista. Ao menos eu, o FGlock, o 'Ed' Lobo, o Oxcy ou o
Fabiano sempre vamos conseguir dizer alguma coisa que possa ajudar você
a achar o que você precisa.

   Espero que isso ajude.
   Boa sorte.
   Luis Campos de Carvalho