[Cascavel-pm] Perl e mercado de trabalho

Luis Campos de Carvalho lechamps em terra.com.br
Segunda Junho 23 13:15:33 CDT 2003

Alceu R. de Freitas Jr. wrote:
> Olá gente,
>
> Espero que eu não seja linchado por lançar um assunto
> não-técnico na lista de discussão. :-)
>
> Minha dúvida é a seguinte: como é o mercado de
> trabalho para programadores Perl no Brasil? Como está
> a faixa salarial média para os diferentes níveis de
> especialização?
>
> Pinta minha dúvida porque a maior parte do tempo que
> programei foi informalmente, e praticamente não tenho
> referências sobre o assunto. Se alguém puder dividir
> alguma experiência sobre o assunto, fico muito grato.

   Caro Alceu, colegas monges

   Eu tenho trabalhado desde dezembro último como analista programador,
especializado em Perl. Mas esta é a primeira vez na minha vida que eu
ouço falar de algum projeto desenvolvido em Perl de proposito. O que
normalmente acontece é que as pessoas acham que Perl não é uma linguagem
com habilidades específicas, e acabam programando em 'qualquer coisa'
(leia-se VB, Delphi e outras linguagens de prototipação rápida que
aparecem pelo caminho. -- /monsieur_champs lava a boca com sabão ).

   Normalmente, boa parte (95%) do mercado de programação na linguagem
perl se esconde sob o capuz de "web development". Isso é ruim por que
iguala a gente ao ASP (vê se pode...), que praticamente tem em comum
apenas a WWW...

   Quanto ganha um analista-programador perl? Bom, acho que você pode
ver as pesquisas para "programador web" do www.apinfo.com, que vão
servir muito bem para refletir sua faixa salarial atual. Claro,
habilidades específicas e certificações em outros sistemas / linguagens
podem render alguns reais à mais...

   Eis aí meus dois centavos, espero que ajude. =-]

   Luis Campos de Carvalho
   Computer Scientist,
   Unix Sys Admin & Certified Oracle DBA