[Cascavel-pm] Atualizações

Luis Campos de Carvalho lechamps em terra.com.br
Segunda Julho 28 08:37:34 CDT 2003

Fabiano Reese Righetti wrote:
>    Olá pessoal!

   Oi, Fabiano, oi Perl M[ou]ngers =-]

>    Gostaria da opinião dos senhores e senhoritas a respeito de alguns
> assuntos...
>
>    Primeiramente sobre a "Tekneeq issue", estive pesquisando e acabei
> chegando na seguinte conclusão: É "inviável" continuarmos mantendo as
> edições no formato de XML seguindo a DTD elaborada por nós. Pelo seguinte

   Obrigado. Isso vai facilitar horrores a minha vida. =-]

> fato de termos outros padrões bem elaborados e que nos da muito mais
> opções na hora que formos elaborar um novo artigo/edição... Levantei então
> dois padrões muito utilizados na geração de documentação, são eles:
>
>    * DocBook - http://docbook.sourceforge.net/
>    * POD - http://www.perldoc.com/perl5.8.0/pod/perlpodspec.html
>
>    Acredito que o POD é a melhor opção por ser de fácil utilização e
> conhecido/utilizado pela comunidade Perl.

   Exite um problema muito sério com POD: não é versátil o suficiente
para escrever artigos descentes para revista. É apenas uma ferramenta
simple e prática para documentação de scripts... =-]

>    Mas antes gostaria de suas opiniões, talvez alguém possa sugerir até
> outro padrão que acha que vale apena...

   Eu voto pelo DocBook. Mesmo não conhecendo, tenho certeza de que deve
ser melhor que usar POD para escrever artigos de revista... =-]

>    Outro assunto é sobre o site... Estive pesquisando sobre alguma
> "ferramenta" que poderia agilizar a atualização e também disponibilizar
> algum mecanismo para que a comunidade possa colaborar. A que me chamou
> atenção foi o Kwiki (http://www.kwiki.org). Alguém que já tenha utilizado
> a mesma poderia me dizer como foi a experiência? :)

   Eu não conheço nada disso.
   Vou tentar olhar o Kwiki e tentar aprender alguma coisa para opinar.
   []'z!
   Luis Campos de Carvalho is Computer Scientist,
   PerlMonk [SiteDocClan], Cascavel-pm Moderator,
   Unix Sys Admin && Certified Oracle DBA