[Cascavel-pm] DBD::Oracle

Luis Campos de Carvalho lechamps em terra.com.br
Quinta Julho 17 14:07:33 CDT 2003

Alceu R. de Freitas Jr. wrote:
> Olá senhores,
>
> Estou tentando configurar o módulo DBD::Oracle em um
> ambiente Cygwin, instalado num Windows NT 4.

   =-P Estou incrivelmente admirado com a sua coragem e audácia... eheheh...

> Estou fazendo essa locura porque não tenho direitos de
> admnistrador nesta estação, então não posso instalar
> ActivePerl.

   Ah! Não era coragem ? Nem audácia??
   Você não tem como conversar com o administrador do sistema?

> Instalei o Perl, instalei o módulo DBI. Quando vou
> instalar o DBD::Oracle, ele aborta a instalação
> reclamando que eu tenho que definir a variável de
> ambiente ORACLE_HOME.
>
> Eu não manjo nada de Oracle, mas uma procurada no
> Google me retorno que essa variável diz respeito ao
> diretório aonde é instalado o Oracle.
> Me parece loucura, mas preciso realmente ter o Oracle
> instalado para usar esse módulo?
> Ou posso escrever qualquer coisa nessa variável que
> está tudo certo?

   Bom, a história curta: você precisa do cliente do Oracle instalado,
com headers C, e de um compilador.

   A história detalhada:

   Para usar o Oracle, o DBD::Oracle precisa compilar um binário de
acesso, que deve incluir e linkar dinamicamente as bibliotecas de acesso
à pilha de comunicação de rede do Oracle (eu não vou citar as letrinas,
tá?). Esta biblioteca em C é a única forma possivel de acesso ao Oracle
que provê funcionalidade completa (ODBC / JDBC não serve).

   A variável ORACLE_HOME é necessária para determinar onde estão
instalados os arquivos de bibliotecas dinamicas do Oracle, bem como
outros recursos importantes (headers C e arquivos de configuração). Se
você não dispõe de um cliente Oracle, pode fazer download de um a partir
de otn.oracle.com. O site requer cadastro, é gratis e se cadastrar leva
5 minutos.

   Agora a má notícia: não é possivel instalar  cliente Oracle para unix
usando um Cygwin. Para instalar cliente Oracle para windows, você
precisa *necessariamente* ser administrador.

   Espero que isso ajude. (ou desencane voc de vez)
   Estou disponível para consultorias como DBA Oracle. =-]
   []'z!
   Luis Campos de Carvalho
   Computer Scientist,
   Unix Sys Admin & Certified Oracle DBA