[Cascavel-pm] Re: Digest Cascavel-pm, volume 2, assunto 1

Graciliano M. P. (Virtua Sites) gm em virtuasites.com.br
Segunda Julho 14 13:47:35 CDT 2003

> Subject: [Cascavel-pm] Livros e Sites
> To: <cascavel-pm em mail.pm.org>
>
> Ola Galera,

Bem-vindo!

> Estou super interessado em aprender a programas em perl, voltado para
> administracao de ambientes win32 e linux.
> Vcs tem alguma sugestao de site e livros de preferencia em portugues ?

Olha, se  vc quer realmente aprender Perl e Linux, por favor leia em inglês!
É que o material na área (em geral linguagens de programação) é bem vasto e
geralmente melhor em inglês.
Além de vc porder contar com os programadores em Perl pelo mundo:
http://www.perlmonks.com

> Como sou admistrator de ambiente Linux e Windows estou querendo tirar
> proveito da linguagem perl para gerar relatorios sintetizados de logs dos
> ambientes em questão e automatizar algumas rotinas de criacao de usuario,
> script de configuracao etc.... eh possivel com essa linguagem ???

Ela é perfeita para isso, pricipalmente no Linux.
Se você quer tratar dados (ASCII) de uma olhada no "Regular Expressions",
depois que vc pega a manha não largas mais disso!

> Estou assustado em estar escolhendo uma linguagem ultrapassada e nao muito
> segura (sao boatos que li na net) !!!

Ultrapassada, não muito segura?!

Olha 1o ela é muito segura, mais que PHP, tcl e python. Acho que em
segurança só não ganha de Java. O paradoxo é que ser segura é uma coisa, e
ser utilizada para quebrar a segurança é outra, pois ela é muito usada por
Hackers, pq sera? Pq o desenvolvimento em Perl é rápido e fácil, e para
criar um exploit ou testar falhas vc tem q gerar rápido o programa, ou para
não ser detectado, ou para utilizar a falha antes que ela seja arrumada por
terceiros.

Ultrapassada?
Poderia responder esse engano apenas com: http://www.parrotcode.org
Só pelo fato do Perl existir desde meados de 1987, não quer dizer que é
ultrapassada. É que como Perl é utilizado praticamente pra td, tem gente que
acha q Perl é soh para script shell, outros que é soh para CGI, e outros que
é só pra mod_perl. Cara, da pra fazer d td, inclusive programa gráfico:
http://wxperl.sf.net

Agora sobre o parrot:
Parrot é o cérebro (interpretador) do Perl6 (que está sendo totalmente
reescrito e redefinido apartir do Perl5) e arquitetura dele é divina (passei
várias hora pesquisando isso). O seu código em Perl para ser executado é
convertido para um bytecode (como também é feito com o Perl5, o atual). Mas
esse byte code antes de ser bytecode é escrito em "Parrot assembly
language", que é bem parecido com Assembler. Mas pq isso é interessante?
Bom, lembra que todo programa para ser executado passa por assembly
(praticamente as instruções que são enviadas para a CPU)? O código do Parrot
permite que certas instruções sejam enviadas diretamente para a CPU,
permitindo uma "Máquina Virtual" (VM) acessar todos os recursos do Hardware,
o que o deixa mais rápido! Mas o melhor é poder converter o seu programa
diretamente pra C++. Mas esqueci de dizer, vc pode pegar qualquer linguagem,
Perl, Java, Python, Ruby, e converter para "Parrot assembly language" e dai
fazer o que quiser! Ou seja, o Parrot além de ser mais portátil e rápido,
possui uma integração maior entre as linguagens! Agora vc me diz que isso é
ultrapassado?

Agora sobre aprender Perl. Já deves ter visto que insentivo bastante que
alguém aprenda Perl, e faço isso a muito tempo. Para aqueles que ensino,
envio um kit que possui alguns exemplos e uma introdução de certos recursos
do Perl:
http://www.inf.ufsc.br/~gmpassos/perlkit.zip

Leia o README.txt dentro do zip e siga as instruções...

> grato
> Leandro

GMP.