[Cascavel-pm] Gtk

Doug doug_max em bol.com.br
Terça Agosto 12 23:16:06 CDT 2003

Seguinte... ao que me parece, "bitmap" é usado em Gtk para designar
imagens com profundidade de cores de 1 bit (preto e branco), e "pixmap"
pra designar o que estamos acostumados a chamar de bitmap, imagens em
geral. Mas isso foi o que eu entendi, e não tenho certeza disso.

De qualquer forma, eu uso o trecho de código abaixo para carregar uma
imagem do disco e exibí-la. Porém, só parece funcionar com imagens no
formato xpm. Alguém saberia se é possível utilizar outros formatos? E
como?

# $win é o objeto Gtk::Window
my ($gdk_pixmap, $mask) =
Gtk::Gdk::Pixmap->create_from_xpm($win->window,
                                  $win->get_default_style()->bg('normal'),
                                  $filename);

my $pixmap = new Gtk::Pixmap($gdk_pixmap, $mask);
$pixmap->show();

Outro detalhe é que, realizando isso antes da janela ser exibida (o mais
provável), causará um erro. Se for o caso, você deve fazer a seguinte
chamada:

$window->realize();

antes de tentar carregar qualquer imagem dessa forma.

Espero ter ajudado.

Douglas Cunha