[Cascavel-pm] Re: Digest Cascavel-pm, volume 6, assunto 1

Segunda Agosto 11 13:38:11 CDT 2003

Eu diria "vamos tentar novamente honorável gafanhota"
mas como eu sou um também vou tentar ajudar somente.
:-)

Por favor, acompanhe os comentários entre suas linhas.

 --- Marcia Henke <mhenke em inf.ufrgs.br> escreveu: >
Olha eu novamente !
> Bem são esta as seguintes saídas que me pediste :
>    id :
> uid=0(root) gid=0(root) groups=0(root)
>
>    ls -l /srv/www/cgi-bin/hibye.cgi ^:
> -rwxr-xr-x    1 root     root          278 Aug  7
> 18:31
> /srv/www/cgi-bin/hibye.c

Não está errado, mas está mal: o proprietário do
arquivo deveria ser o usuário http. E as permissões do
arquivo com permissões de leitura e execução para o
usuário http e seu grupo, e nenhuma para outros. Uma
boa lida na página de manual (man chown e man chmod)
vão lhe dar as informações de que precisa.

De qualquer forma, já verificamos que seu problema NÃO
é permissões de arquivo.

>    ps auxw | egrep '[Aa]pache|http' | egrep -v egrep
> :
> root      2474  0.0  4.6 81300 5840 ?        S
> 14:15   0:00
> /usr/sbin/httpd -f /etc/httpd/httpd.conf
> wwrun    2477  0.0  4.7 81372 5980 ?        S
> 14:15   0:00
> /usr/sbin/httpd -f /etc/httpd/httpd.conf
> wwwrun    2497  0.0  4.6 81348 5876 ?        S
> 14:15   0:00
> /usr/sbin/httpd -f /etc/httpd/httpd.conf
> root      2519  0.0  0.4  1576  556 pts/1    S
> 14:22   0:00 /bin/grep
> -E [Aa]pache|http

Por essa saída do ps, o seu usuário que executa o
Apache é "wwwrun". Verifique a entrada no arquivo
/etc/passwd para ver se é esse mesmo com um:

grep wwwrun /etc/passwd

e veja se gera saída. Se gerar, está correto. Arrume
as permissões do CGI de acordo.

>    quanto a "cospir" um HTML, poderia ser mais claro
> !!!!

na linha de comando (shell) digite:

cd "diretório aonde está o cgi"
perl -cw hibye.cgi

Esse último checa a sintaxe do CGI. Analize a saída e
veja o que ele diz.

Depois digite:

perl -w hibye.cgi

Isso vai gerar a saída do CGI na saída padrão do
terminal. Veja se é isso que vc quer.

>    e com o seguinte endereço no browser,
> http://localhost/perl/hibye.cgi, obtive a seguinte
> saída:
>
> ###########
> Not Found
> The requested URL /perl/hibye.cgi was not found on
> this server.
>
> Apache/1.3.26 Server at linux.local Port 80
>
> ##########

Perceba que seu CGI não está no local indicado pela
diretriz ScripAlias no http.conf. A configuração
padrão do Apache já inclui essas configurações de
forma correta. Se você alterou demais esse arquivo, é
melhor você checar a documentação do Apache sobre como
configurar isso de acordo.

Acima de tudo, não desista!

[]´s

=====
Alceu Rodrigues de Freitas Junior
glasswalk3r em yahoo.com.br
http://www.imortais.cjb.net
"You have enemies? Good. That means you've stood up for something, sometime in your life." - Sir Winston Churchill