[Brasil-PM] Entrevista com Ward Cunningham (inventor da Wiki)

breno breno em rio.pm.org
Quinta Maio 17 08:49:06 PDT 2012

Desde 1995, o site Dr. Dobb's premia anualmente programadores como
reconhecimento por seu mérito e contribuições ao desenvolvimento de
software. Esse ano o premiado foi Ward Cunningham, que criou a
primeira Wiki. Ele, claro, usou Perl ;-)

A entrevista pode ser lida aqui:

http://www.drdobbs.com/architecture-and-design/240000393?pgno=1

Ou diretamente em formato para impressão aqui:

http://www.drdobbs.com/article/print?articleId=240000393&siteSectionName=architecture-and-design

Pra quem não quiser ler tudo, alguns trechos que achei interessantes
(tradução livre):

------------
Admito que já fui um fanboy de Smalltalk, e acreditava que Smalltalk
poderia ser a única linguagem existente. Eu tinha um monte de
argumentos para isso, e um deles era que uma vez que todos
programassem em Smalltalk, todos poderiam se comunicar com objetos.
Mas isso não aconteceu. E no dia em que eu desisti dessa visão, eu
disse, "Sabe de uma coisa, as pessoas vão se comunicar é com arquivos
de texto. Vamos todos ficar varrendo arquivos e arrancando deles toda
e qualquer informação que pudermos inferir."

Foi aí que eu comecei a aprender Perl. E me chocou perceber como
ficava fácil encontrar e extrair coisas de arquivos porque tinha
aquelas expressões regulares e coisas do tipo. E era tão rápido. Era
rápido de compilar, rápido de desenvolver, rápido de executar. Eu não
podia acreditar que era tão rápido. E eu sei que muita gente gosta de
reclamar dele, mas também acho que também possui um enorme insight.
Então eu olhei para aquilo e disse, "Quem poderia ter pensado em uma
linguagem como essa?" Foi aí que eu percebi que o Open Source havia
chegado para ficar. Não haveria empreitada comercial que pudesse
jamais ter inventado Perl.

Mas Perl foi minha fuga de programação orientada a objetos, e eu uso
ainda hoje. Provavelmente não há um dia sequer que eu não use Perl
direto na linha de comando, simplesmente porque eu posso escrever
comandos de forma idiomática. Eu sei que há comandos parecidos no Unix
mas em vez de olhar no manual do comando e tentar me lembrar das
opções, eu posso simplesmente escrever direto em Perl. E eu sigo em
frente e termino o que preciso fazer. Eu sei Perl bem o suficiente
para fazer esse tipo de coisa. Acho que se vc escreve programas
grandes você conhece coisas que eu nunca sequer me dei ao trabalho de
aprender sobre Perl.

E claro Ruby tem Perl como pai e Smalltalk como mãe, então me sinto
bem com Ruby também. Essas são as linguagens que mais gosto.

Boa leitura!

[]s

-b