[Brasil-PM] OT: http://hpccsystems.com/

Daniel Mattos cdmattos em gmail.com
Quinta Abril 19 15:04:16 PDT 2012

Pessoal,

Desde já peço desculpas pelo tema, que não é diretamente relacionado
ao Perl, mas achei que seria de interessante para muitos da lista. Eu
pessoalmente, não tenho nenhum interesse direto. Quero apenas
divulgar.

A empresa que eu trabalho recentemente abriu o código da tecnologia
usada internamente para o processamento em paralelo de bancos de dados
muito, muito grandes. É uma espécie de alternativa para o Hadoop, só
que mais integrado e c/ diversas ferramentas que no caso do Hadoop são
oferecidas c/ custo adicional por outras empresas.

Quem se interessar pode dar uma olhada no site: http://hpccsystems.com/

Sou apenas um programador de aplicações Web e conheço essa tecnologia
apenas superficialmente, mas gostaria de saber se alguém se interessa
e/ou tem um projeto/problema que possa utilizar dessa tecnologia.
Nesse caso, posso ajudar a direcionar qualquer dúvidas para as pessoas
que trabalham nisso. Além disso, se alguém tiver alguma sugestão de
bancos de dados abertos ao público interessantes, posso até sugerir
aqui dentro como uma prova de conceito. Por exemplo, recentemente,
ajudei a baixar todos logs de acesso da wikipedia.org por vários anos.
Um cientista aqui colocou tudo em um BD com mais de 10 bilhões de
entradas e 1 +/- bilhão de "keywords" como chave principal! Usando S3
no front-end ele colocava em um gráfico em tempo real a média de
acesso por hora, durante 1 ano usando qualquer "keyword" usando 40
nós/servidores no back-end. Muito impressionante!

Para testar essa tecnologia, não precisa nenhum hardware especial,
apenas baixar a máquina virtual para um PC comum no site acima. Ou até
mesmo testar no ambiente de "cloud computing" da Amazon.

Podem divulgar a vontade, peço apenas que me informem (não é
obrigação, apenas curiosidade minha) se houver interesse real e qual é
a problema/projeto em questão.

Qualquer dúvida entrem em contato comigo ou através do site acima.

Atensiosamente,

Daniel Mattos