[Brasil-PM] SDL+Perl: 1 mês, 4 jogos

breno breno em rio.pm.org
Sábado Fevereiro 26 09:56:53 PST 2011

- Bem amigos do Perl Moderno, estamos aqui transmitindo um desafio que
promete ser dramááááááático para desenvolvedores de jogos de todo o
Brasil! Agora você que tá aí em casa lendo o seu email, aguardando
mais um show da seleção do CPAN, pode estar se perguntando: "mas como
funciona esse desafio?". Conta pra eles, Arnaldo!

- A regra é clara: Durante 1 mês, fazer um jogo por semana, utilizando
a interface em Perl para a biblioteca SDL
(http://search.cpan.org/perldoc?SDL).

- É pessoal, você que sempre quis fazer jogos e nunca teve chance, taí
uma oportunidade de ouro, pra fazer QUATRO jogos durante março! É
TETRA!! E não é sozinho não, vc conta com toda uma seleção de craques
lá no #sdl (irc.perl.org) e nas listas de todo o Brasil (inclusive
essa!) pra te ajudar se tiver qualquer dúvida...

- ** Galvão! **

- Diga lá, Tino!

- Galvão, eu to aqui em campo conversando com a comissão técnica do
SDL Perl, eles acabaram de avisar que o manual de SDL Perl tá
completíssimo com tudo que é preciso pra fazer os jogos rapidinho. É
quase um livro completo, Galvão, e não é pra ler tudo, só as partes
que interessarem. Com esse grupo não teve treino secreto, e o manual
não só tá disponível na Internet
(http://sdlperl.ath.cx/releases/SDL_Manual.pdf) como já vem com vários
capítulos-tutoriais, ensinando a fazer alguns joguinhos do início ao
fim.

- É pessoal, tem tudo pra ser um chocolate!! De quebra, se você já
tiver um blog, pode participar ainda de outra competição, Perl
Ironman, postando toda semana sobre o seu jogo feito ou sobre algo bem
legal que você descobriu enquanto programava em Perl. Agora, Arnaldo,
vem cá... Vem cá Arnaldo, aqui pro meu lado! Eu tô preocupado,
Arnaldo... Tem gente que não vai poder participar.

- Por que, Galvão?

- Ah, Arnaldo, as pessoas as vezes apitam cada coisa. Não é possível
trabalhar o dia todo e ainda ter tempo de ficar fazendo joguinho, só
se o tempo tivesse um elástico. Não é possível, a física não permite!!

- É Galvão, mas o SDL Perl tá bem posicionado e é possível sim. O
projeto tem vários módulos auxiliares pra vc fazer um jogo em poucas
horas. Ano passado mesmo, fizeram um jogo de arcade de zumbis durante
o FISL em 2 dias, deu umas 8 horas no total. É só querer. E com tanta
gente disposta a ajudar, tanta documentação pronta, não tem desculpa
pra não tirar aquela idéia de joguinho empoeirada da gaveta e meter a
mão na massa.

- Tá, e se eu não quiser fazer sozinho, posso fazer em dupla ou grupo?
E se eu não quiser fazer 4 jogos (quero fazer 8, ou só 1)? Ou se eu
perdi uma semana porque tava atolado com [faculdade|trabalho|vida],
posso começar de novo? Posso fazer o que raios eu quiser com Perl e
SDL?! Pode isso, Arnaldo?

- Pode! Existe uma outra regra que está acima de todas: Você deve
sempre se divertir enquanto programa em Perl!

Bem vindos ao Primeiro Concurso de Jogos SDL Perl =)

Adaptação livre do original (com fotos!):
http://brunobuss.wordpress.com/2011/02/25/sdl-perl-1-mes-4-jogos/

[]s

-b