[Brasil-PM] Perl nas eleições 2010

Nilson Santos Figueiredo Jr. acid06 em gmail.com
Terça Outubro 5 11:53:49 PDT 2010

2010/10/4 breno <breno at rio.pm.org>:
> Conversei rapidamente com o Rondon de Andrade, um dos responsáveis
> pela solução, que explicou como a coisa funciona. Basicamente, o
> sistema obtém via LWP os Boletins de Urna em formato JSON e, por meio
> de interação com a base de candidatos, gera os resultados no formato
> KML atualizado de 2 em 2 minutos.

Atualmente estou trabalhando no TRE-MG e acabamos de liberar o DVD de
divulgação de resultados das eleições offline.
É basicamente uma versão offline do sistema disponível em:

  http://www.tre-mg.jus.br/aplicativos/html/ele2010/index.html

Esse sistema serve documentos JSON para o browser do cliente a partir
de um base de dados JSON que utiliza um formato proprietário, usando
helpers em PHP.

Na versão offline, o servidor web e helpers em PHP foram substituídos
por um web server standalone feito em Perl (baseado no
HTTP::Server::Simple) que é executado quando o usuário insere o disco
no drive e que também lê dados dessa base JSON em formato
proprietário. O código fonte vai junto no CD e para Windows é gerado
um executável usando o PAR::Packer.

Perl não é muito utilizado por aqui (e nem no próprio TSE, apesar da
mensagem do Breno). Quase tudo é Java + Oracle nos sistemas
corporativos e PHP pra sistemas internos. Mas eu pretendo conseguir
difundir o uso do Perl por aqui no TRE-MG pelo menos, através de cases
de sucesso como esse. Vamos ver se vai dar certo.

-Nilson