[Bh-pm] Semana Mineira de Software Livre

Igor Leroy ip.leroy at gmail.com
Wed Mar 24 06:47:38 PDT 2010

Repassando à partir da comunidade Rails-MG...

Pessoal, já definimos as datas, um local e uma estrutura inicial para a
Semana Mineira de Software Livre.

Data: 20 a 24 de setembro de 2010.

Estrutura para o evento no Serpro:
- um auditório, para aproximadamente 110 pessoas, com transmissão para
Internet;
- uma sala para treinamento, com 15 lugares;
- duas áreas para exposição de produtos (por exemplo, venda de
camisas, distribuição de brindes etc.).

Distribuição das atividades durante a semana:
- a semana será dividida em 10 blocos, de no máximo 4h cada, um bloco
pela manhã (8h30-12h30) e outro pela tarde (13h30-17h30)
- a distribuição dos eventos (palestras, minicursos, oficinas) entre
as comunidades ficará a cargo de cada comunidade participante, com
ajuda do Serpro;
- haverá uma palestra por dia, na parte da tarde, com temas do Serpro
(ainda não definidos, mas provavelmente os temas serão TI Verde,
Inclusão Digital, Acessibilidade);

Assim, caso a comunidade Rails-MG aloque o bloco da manhã terá 4 horas
para palestras, e se alocar o bloco da tarde terá _aproximadamente_ 3
horas.

Vale também frisar que esta é uma oportunidade não somente de reunir
os membros da comunidade, mas principalmente divulgar a comunidade
para quem
ainda não faz parte dela, atrair novos membros, divulgar a tecnologia
e "dar o caminho das pedras" para quem está começando. Assim, é
importante que as palestras não sejam focadas apenas em temas
avançados. Esses podem estar presentes, mas seria interessante mostrar
a que veio a comunidade, em que ela contribui para projetos Ruby (e
Rails em especial), como participar e informações básicas sobre o
mesmo.

Também estamos planejando atividades de confraternização, que poderão
ocorrer no ginásio da Associação dos Empregados do Serpro, que fica
anexo ao Serpro.

Entre as comunidades que pretendemos entrar em contato estão:

- Festival de Software Livre de Belo Horizonte
- PostgreSQL (PgDay)
- Python/Zope/Plone
- Debian
- Comunidade GNOME
- Robótica Livre
- Java (MG-JUG)

Comunidades que já demonstraram interesse:
- PostgreSQL (PgDay);
- Python/Zope/Plone.

É importante que a comunidade se manifeste rapidamente para
"reservarmos" um bloco "Rails-MG".

Enviem para a lista as propostas de palestras e mini-cursos/workshops.

Gostaria de propor à comunidade Rails/MG para ser discutido algo mais
detalhado e que não fosse uma "disputa de palestras", ou seja, as
palestras podem, devem, ser feitas em cooperação entre membros da
comunidade, mesmo que não trabalhem para a mesma empresa. Para iniciar
uma brainstorming session:

   * uma palestra sobre o que são as tecnologias Ruby e Ruby on
Rails, uma visão da arquitetura e patterns envolvidas (tanto padrões
de projeto quanto padrões de fluxo de trabalho) e como se encontra a
adoção aqui em MG, no Brasil e no mundo (incluindo outros projetos
livres que usam Ruby em sua infra-estrutura) com estudos de
caso/exemplos, sobre valores da comunidade Ruby e sobre a relação
entre a comunidade ágil e a comunidade Ruby, e um breve guia de
auto-estudo para quem quiser começar;
   * uma outra palestra sobre o uso em ambiente corporativo, players
do mercado mundial (e mineiro) e um estudo de caso com JRuby/Rails em
aplicação JEE ou IronRuby em .NET;
   * uma terceira palestra sobre o passado, presente e futuro do
Ruby: inovações do passado e suas influências em outras tecnologias, o
que está "no forno" e o que está planejado para um futuro próximo

Talvez três tutoriais:

   * Ruby on Rails super básico ;-) (pré-requisito: já desenvolver em
alguma outra tecnologia web como Java, PHP, .Net, Django, etc?)
   * JRuby com Eclipse (ou Netbeans)/Glassfish (ou Tomcat)/PostgreSQL
(pré-requisito Ruby on Rails super básico e desenvolvimento web Java -
esse aqui direcionado aos javeiros mais resistentes ;-D )
   * Rails 3 - o que tem de novo - com exercícios (essa para Railers
intermediários e experientes), talvez em algum dos formatos de dojo,
alguns prepared katas, quem sabe?

Vamos discutir então duas coisas: 1) o interesse e preferência de
dias/horários e 2) como usar o melhor possível esse cada espaço/tempo
(auditório e sala com micros e projetor).

Gostaria de discutir pessoalmente amanhã com os presentes no evento no
Take, mas não vai dar, então vai via lista mesmo. Nas terças estou
livre somente em julho ou janeiro :'(

[]s,

Alexandre Drummond.
alexandre.drummond em gmail.com